Paróquia de São Brás: descobrindo a história da igreja suburbana
- Baianidade News
- 25 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Construída pelos jesuítas no ano de 1637, o objetivo principal era fazer parte de um território dividido e ocupado pelos holandeses, que na época dominaram os espaços baianos.
Por Fernanda Rodrigues
Conhecida pela tradicional festa da lavagem que costuma ocorrer no último domingo do mês de janeiro, a Paróquia de São Brás, localizada no bairro de Plataforma no subúrbio ferroviário de Salvador inicialmente portava o nome de Capela de São Brás.
Construída pelos jesuítas no ano de 1637, o objetivo principal era fazer parte de um território dividido e ocupado pelos holandeses, que na época dominaram os espaços baianos. Bairros específicos foram selecionados para possuírem uma capela, onde os trabalhadores pudessem exercer sua fé e para que os moradores locais fossem convertidos, juntando-se aos cultos e missas que ocorriam semanalmente. Carregando diversos acontecimentos históricos, o local chegou até mesmo a ser ocupado pelos holandeses como demonstração de poder.

Foto/Reprodução: Paróquia São Brás
Com o passar dos anos, já no século 20, a capela foi reformada e assumiu uma nova identidade financiada pela família Almeida Brandão que era proprietária das famosas indústrias de tecido que foram instaladas em Plataforma.
A imagem de São Brás foi enviada para Portugal, buscando restauração, mas nunca retornou ao lugar de origem. Contudo, os Almeida Brandão disponibilizaram uma nova imagem do santo e em 1965 foi reaberta como Paróquia de São Brás.
Atualmente é formada por quatro comunidades: Matriz, Nossa Senhora Maria de Nazaré (Mabaço), Santíssima Trindade (Araçás) e Nossa Senhora do Monte Serrat (São João do Cabrito). As comunidades fazem parte do caminho percorrido na lavagem das escadarias da igreja de São Brás, evento que acontece anualmente e atrai religiosos de todos os cantos da Bahia. O cortejo acontece em 3 de fevereiro, saindo de São João do Cabrito e seguindo até a Colina de São Brás.

Foto/Reprodução: Lavagam São Brás.
As atuais programações da igreja são divulgadas nas redes sociais oficiais do local e também podem ser assistidas pelo Youtube, no canal oficial da paróquia. O Padre Ariobaldo Borges ,47, que costuma estar a frente das missas e orações, fala um pouco sobre o surgimento da igreja e quais são os seus propósitos.
‘‘Separamos o território necessário para a criação da nova paróquia de São Brás de Plataforma, essa foi a frase utilizada por Joseph Romer, no dia 15 de janeiro de 1966, quando abriu as portas da nova paróquia de Plataforma. Desde então, seguimos espalhando a palavra e trazendo cada vez mais e mais devotos para a nossa igreja. ’’, conta ele.
Já segundo Andressa Vaz, 24, católica praticante e visitante ativa da paróquia, o objetivo de trazer fé e esperança para os moradores do subúrbio foi concluído e ainda continua em processo.
‘’Gosto da maneira como todos são tratados aqui, tudo muito bem organizado. As programações são acessíveis para todos os públicos e idades, os próprios organizadores fazem questão de que isso aconteça. ’’, conta.
Seguindo a tradicional lista católica, a tarde do louvor, o santo terço, a noite de adoração e a santa missa, continuam sendo realizadas no local e atraindo mais visitantes.



Comentários