Pós-pandemia: como está sendo a retomada à antiga rotina de atividades físicas
- Lívia Oliveira
- 12 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2022

(Foto/reprodução: Unplash)
Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram que se adequar a uma rotina diferente de exercícios físicos dentro de casa. Aos poucos a vida está voltando ao normal, grandes cidades do país já liberaram o uso de máscaras e gradativamente as demais restrições estão sendo flexibilizadas. Com isso, a antiga rotina de atividades físicas está voltando.
De acordo com as diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário, as recomendações são de que todas as populações e grupos etários de 5 a 65 anos pratiquem exercícios físicos. Adultos, por exemplo, devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de maneira moderada ao longo da semana. Durante a pandemia a importância dos exercícios foi reforçada.
Segundo a educadora física Liziane da Silva Mamédio Leite, os indivíduos que tiveram dificuldade em realizar o treino online foram impactados por questões corporais, sociais e mentais. “O treino em casa entrou para suprir a demanda dos praticantes que tinham facilidade em utilizar a ferramenta”, afirma ela.
Para algumas pessoas, tornou-se um pouco complicado juntar a rotina de exercícios físicos com o trabalho de home office. Lavínia Oliveira, que está trabalhando em casa há um ano e meio, entende bem a situação.
“Com demandas e reuniões a cada momento acaba se tornando difícil encaixar atividade física na rotina. Quando as restrições eram maiores, mal podíamos sair de casa. Agora, aos poucos, estou me readaptando a fazer atividades ao ar livre”, pontua Lavínia.
A regularidade e a disciplina são fundamentais para o não abandono das atividades físicas mesmo com trabalho e pandemia. De acordo com Liziane, é necessário ter adaptação para novos modelos de trabalho, sejam eles home office ou não. Apesar das mudanças da rotina, manter atividades físicas é recomendado.
Para as pessoas que estão voltando a fazer exercícios físicos após a pandemia, Liziane recomenda que primeiro seja necessário procurar orientação médica ou um profissional de educação física.
“É importante praticar atividades que as pessoas identificam-se, que tenha prazer em realizar e promova a sensação do bem-estar. Podemos citar algumas: caminhadas; passear com seu cachorro, brincar com a família, yoga, pilates e exercícios que promovam melhora cardiorrespiratória", declara a educadora.
Com certeza. O medo de sair impactou muitas pessoas que faziam exercícios físicos. Agora com alguns cuidados e orientação profissional, temos mais liberdade para práticar e cuidar da saúde.